Lista o conteúdo dos últimos 10 min de um arquivo.

From: rafael cruz
Subject: Lista o conteúdo dos últimos 10 min de um arquivo.
Date: Mon, 15 Jul 2013 21:47:00 -0000

Boa Noite!

Pessoal estou com um problema aqui e não achei ou pelo menos não soube oque
procurar rsrs, o problema é o seguinte eu estou realizando uma filtro em um log
utilizando filtros simples
(cat arquivo.log | grep -i "error" |wc -l) como visto eu estou fazendo a
contagem de error dentro do arquivo. porém estou precisando fazer com que seja
lido apenas os últimos 10 min de escrita desde arquivo e não ele por inteiro.
Alguém sabe como consigo isso ou qual comando pesquisar mais a fundo para esse
problema? Grato desde já pela ajuda.