Re: [shell-script] Re: grep - como localizar caracteres especiais

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Re: grep - como localizar caracteres especiais
Date: Sat, 8 Jun 2013 13:32:19 -0300

$ echo NeroBarrabas | grep -w 'Nero'
$ echo NeroBarrabas | grep '\bNero\b'
As duas acima resultaram vazio como era de se esperar:
$ echo Nero-Barrabas | grep --color=auto -w 'Nero'
Nero-Barrabas
$ echo Nero-Barrabas | grep --color=auto '\bNero\b'
Nero-Barrabas
Nas duas acima, a palavra Nero estava em vermelho
$ echo Nero-Barrabas | grep -wo 'Nero'
Nero
$ echo Nero-Barrabas | grep -o '\bNero\b'
Nero
A opção -o (match Only) devolve só a parte que casa. P. ex:
$ ifconfig | grep -E '\b([[:xdigit:]]{2}:){5}[[:xdigit:]]{2}\b'
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 1c:75:08:b0:75:bb
wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 88:9f:fa:61:9b:bb
$ ifconfig | grep -Eo '\b([[:xdigit:]]{2}:){5}[[:xdigit:]]{2}\b'
1c:75:08:b0:75:bb
88:9f:fa:61:9b:bb

Abcs,
Julio