Filtrar e comparar campos de arquivos distintos

From: nerobarrabas
Subject: Filtrar e comparar campos de arquivos distintos
Date: Mon, 27 May 2013 18:00:49 -0000

Pessoal,

Continuando com meu problema:
Tenho 02 arquivos, com campos separados por ";", com o seguinte conteúdo:

cadastro.txt

nome;sobrenome;cidade
joao;silva;brasilia
carlos;souza;salvador
chico;pereira;sao paulo
marcos;nogueira;belo horizonte
paulo;nogueira;campo grande

cidade.txt

brasilia
salvador
sao paulo

Estou tentando fazer um script que funcione assim:

Leia cada linha do arquivo cadastro.txt (a partir da segunda linha) e a compare
com o
arquivo "cidade.txt", retornando todas as linhas (completas) do "cadastro.txt"
cuja 3ª coluna não conste do arquivo cidade.txt.
Então, o meu retorno, para o caso acima, teria que ser o seguinte:

marcos;nogueira;belo horizonte
paulo;nogueira;campo grande

Tentei grep -Fxv -f cidade.txt cadastro.txt mas o retorno não foi o esperado.

Poderiam ajudar?

Grato.