Troca.sh

From: Roberto Alves
Subject: Troca.sh
Date: Fri, 12 Apr 2013 10:37:39 -0300

Pessoal,
eu vi um post sobre inserir um nome em arquivos, e lembrei que fiz um
script pra trocar os nomes de arquivos.
Acho que pra mim é bem prático e pode ajudar algumas pessoas.
Ele troca um pedaço do nome por outra coisa, por exemplo:

Quero trocar a extensão de vários arquivos de uma só vez;
Para mudar um pedaço do nome por outra coisa em vários arquivos;
Para inserir uma data no meio dos arquivos.

Aqui eu tenho várias coisas feitas todo o mês que tenho que inserir a data
de hoje no final dos arquivos txt então eu troco o '.txt' por
'_12042013.txt'.
Alias, acabei de fazer isso há 5 minutos.

Espero que seja útil pra muitos.

Ah, já sei que muitos irão sugerir alterações.
E espero que sim mas pra mim isso já funciona.

abraços,
Roberto
----------------8<------------------cut here

#/bin/bash

# Script para trocar parte do nome dos arquivos
# e renomear de acordo com a vontade do usuário.
# ;)
# Roberto Alves

echo " "
echo " Este script irá renomear os arquivos da pasta:"
echo " (Entre com o caminho completo do diretorio)"
read pasta
echo " "
echo " Entre com o valor a ser trocado."
read val1
echo " "
echo " Entre com o novo valor."
read val2
echo " "
echo " Valor1=$val1"
echo " Valor2=$val2"
echo " "

cd $pasta

for i in `ls -1`
do
     mv "$i" "`echo $i |sed s/$val1/$val2/g`"
done

echo " Arquivos após a mudança:"
echo " "

ls $pasta