Procurar string dentro de outra string (substring)

From: Anderson Junior
Subject: Procurar string dentro de outra string (substring)
Date: Mon, 26 Nov 2012 00:49:30 -0000

boa noite galera, este é meu primeiro posto na lista, é algo bem simples, mas
pra mim que estou começando não parece ser simples...

eu preciso procurar por determinado trecho de string dentro de outras strings,
usando um if, tipo

strings

anderson
amanda

ai preciso verificar se nessas duas strings tem a string "and", ai queria
tratar isso com um if...pois é....é simples, mas não dou conta....

obrigado....