Re: [shell-script] Re: Ler linha com espaços no início

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Re: Ler linha com espaços no início
Date: Mon, 12 Nov 2012 10:46:49 -0200

2012/11/10 Julio C. Neves <address@hidden>:
> Fala Elder,
> p. favor faça um cat -vet dados2.txt. Isso só pode ser algum caractere
> invisível no arquivo. Não tem justificativa.
>
> Botou entre aspas, preservou espaços em branco.

Olá Júlio, você tem razão. Veja o conteúdo dos dois arquivo com o
comando cat -vet:

$ cat dados.txt
 M-BM-  M-BM-  ** M-BM-  M-BM- 10 M-BM- 20 30 4$
 M-BM-  M-BM-  **  M-BM-  56 M-BM- 70 84 90$
 M-BM-  M-BM-  M-BM-  M-BM-  M-BM-  10 M-BM- 20 M-BM- 58$

Note que tem um espaço no começo da linha. Não tinha percebido ainda,
mas esse espaço também
é removido.

$ cat dado2.txt
        ***  4   6  7$
        ***  8   6  7$
        ***  9   6  7$

Esse somente tem espaços e todos eles são 'estripados' quando a linha
é lida. Pelo endereço que o Fredi
disse, não parece haver um jeito de fazer com que o read pare de
ignorar esses espaços a não ser setando
o IFS. Eu também tinha lido a man page do bash e não consegui
encontrar nada do tipo.

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não há; há apenas
interpretações'. "(Nietzsche)