Dúvida em relação a um fluxo de script que exige retorno do 'whois'

From: Alexandre Mulatinho
Subject: Dúvida em relação a um fluxo de script que exige retorno do 'whois'
Date: Wed, 12 Sep 2012 08:49:55 -0300

Fala turma,

Bom dia! Tô com uma dúvida para melhorar a performance de um script e
gostaria da ajuda de vocês.

Tenho a situação em que recebo uma lista de IPs (1000+) e começo a fazer
WHOIS para saber o ISP deles, é mais ou menos assim:
*
while read IP;
do
  whois $IP | grep informacoes uteis.. | sed ...
done < lista_de_IPs.txt
*
O script funcionava muito bem mas depois que ele foi migrado para uma
máquina nova ele passou a parar no whois, imagino eu que seja um problema
de rede, mas não gostaria de 'aperriar' a turma de redes com isso, queria
então fazer o seguinte:

1) rodar o whois
2) verificar se esse whois ta demorando mais do que 30 segundos
2.1) se sim, dar um kill no processo e continuar
2.2) caso nao, continuar normal

Pensei em algo assim:
*whois $IP &
ret=$!
trap "echo kill -15 $ret" 2 # Será que tem algum trap pra esperar X minutos
?
wait $ret*

Claro, isso funcionaria se eu fosse danto CTRL+C, só que o script roda sem
controle do usuário via cron então não é a solução, não sei se eu
conseguiria neste loop guardar o pid do processo em um arquiivo e fazer um
check nos arquivos que estao demorando mais de 30 segundos para sumirem e
dar kill, bom, acho que tbm não deve ser a melhor situação e por isso
gostaria de pedir a ajuda de vocês para descobrir uma solução mais decente.

Desde já agradeço,

--
Atenciosamente,
*Alexandre Mulatinho*