Dúvida na Sentença do IF

From: Jefferson Aranha
Subject: Dúvida na Sentença do IF
Date: Thu, 2 Aug 2012 13:08:21 -0300

Pessoal estou com uma dúvida, ao montar uma sentença IF,  recebo a
menssagem de erro: line 49: [: too many arguments

if [ `grep -e "accessed" -e "acessado" "$ARQ_TEMP"` ]; then
  faz algo
fi

Suponhamos que a variável $ARQ_TEMP possui o valor de um dir que aponta
paraum arquivo e que ao se dar o comando: grep -e "accessed" -e "acessado"
"$ARQ_TEMP"
eu tenho o retorno da variavél "$?" igual a 0 ou seja o comando funciona.
Porque dentro do if não?

Obrigado.