Script de Firewall

From: Alexandre
Subject: Script de Firewall
Date: Tue, 10 Jul 2012 22:18:25 -0000

Boa noite pessoal,

Sou novo aqui e espero poder aprender com vocês bastante sobre Shell Script,
assim como compartilhar meu conhecimento também ;)

Estou tentando elaborar um script para verificacao de firewall onde deveria
verificar se o usuário possui um kernel com suporte a determinados modulos, o
código que estou trabalhando é o seguinte:

######################################
#   VERIFICACAO DE SUPORTE A MODULOS #
######################################

MODULOS=(
   "ip_tables"
   "iptable_filter"
   "iptable_mangle"
   "iptable_nat"
   "ipt_MASQUERADE"
   "ipt_LOG"
   "ipt_REDIRECT"
   )

for N in $(seq 0 $[${#MODULOS[@]}-1]); do
   if [ -z "$(lsmod | grep ${MODULOS[$N]})" ]; then
      /sbin/modprobe $${MODULOS[$N]}
      echo ""
      echo "Modulo ${MODULOS[$N] nao foi encontrado [ ERRO ]}"
      echo ""
      exit 0
   else
      echo "${MODULOS[$N]} carregado!"
   fi
done

#################################
# FIM DA VERIFICACAO DE MODULOS #
#################################

Fui me baseando em n exemplos da internet que estou lendo para aprender sobre
iptables.
Sem reiniciar o server e adaptando os exemplos para meu objetivo, esse IF
aparentou estar ok (os modulos já haviam sido carregados anteriormente), pois
não havia reiniciado o servidor.

Depois de um restart essa verificação começou a parar em cada 1 dos módulos, ai
precisava executar 1 vez para cada módulo, onde acabei por entender que não
estou verificando a disponibilidade de suporte dos módulos, mas sim se estão
carregados ou não...

Alguém poderia me ajudar a adaptar esse trecho para a verificação se o sistema
suporta esses módulos especificamente?

Obrigado,