Re: [shell-script] Codificação inválida

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Codificação inválida
Date: Fri, 29 Jun 2012 01:16:34 -0300

Fala Osmario,
muito pouca gente sabe que vc pode executar scripts direto dentro do
Nautilus, para arquivos selecionados.

Esse script é para ser executado dentro do Nautilus, pois a variável $
NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS,é a que possui a lista de arquivos que
vc selecionou no Nautilus.

Para que vc possa usá-lo, basta baixá-lo em ~/.gnome2/nautilus-scripts e
torná-lo executável. Agora, dentro do Nautilus clicando com a direita em
cima de um(ou mais) arquivo(s), no menu popup que aparecerá, surgirá uma
opção scripts. Escolhendo essa opção, lá estará o arquivo que vc acabou de
instalar. Isso é tremendamente útil e pouca gente conhece.

Quem gostou da dica, faça um scriptzinho para vc virar root dentro do
Nautilus. Suponha que vc queira mudar a permissão de um arquivo e não possa
pq o arquivo não é seu. Vc terá de sair do Nautilus, Abrir um terminal e
executar o Nautilus como root. Do jeito que estou falando, dentro do
Nautilus, vc abre uma outra instância como root.

Esse script pode ser melhorado. Eu o faria da seguinte maneira:

#!/bin/bash
IFS="
"
for arquivo in $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS; do
convmv -r -f cp850 -t utf8 --notest $arquivo
done

O livro que está abaixo da minha assinatura, está com um código de desconto
de 50% (BS2012) no site da editora e aborda de forma
bastante minuciosa esse tema, falando tb de zenity, kdialog, dialog, YAD
(disparado o melhor de todos), além de expressões regulares (inclusive para
o writer) e mais de 30 scripts para o Nautilus.

Abcs,
Julio

*
*