Re: [shell-script] E essa ? Quem poderá me responder ...

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] E essa ? Quem poderá me responder ...
Date: Thu, 16 Feb 2012 15:00:44 -0200

acho que isto ja foi explicado porém fazer uns comentários.

1- o programa rm executado puro (sem nenhuma opção) vai remover todos
os arquivos que não são diretorios. simples assim. a opção -f vai
desabilitar um -i que ja tenha sido passado para o programa (via alias
por exemplo) e ainda vai ignorar erros como "arquivo não encotrado".

2- se vc tiver um arquivo de nome -i este arquivo pode ser
interpretado, pelo programa rm, como uma opção ! se vc quiser apagar
este arquivo tens que usar a opcão -- antes

NOTE
     The rm command uses getopt(3) to parse its arguments, which
allows it to accept the `--' option which will
     cause it to stop processing flag options at that point.  This
will allow the removal of file names that
     begin with a dash (`-').  For example:
           rm -- -filename
     The same behavior can be obtained by using an absolute or
relative path reference.  For example:
           rm /home/user/-filename
           rm ./-filename

Tiago B. Peczenyj