script para criar usuarios em um arquivos contendo os nomes dos usuarios

From: Jose Valdir Gama
Subject: script para criar usuarios em um arquivos contendo os nomes dos usuarios
Date: Wed, 18 Jan 2012 22:00:58 -0200

Pessoal, ainda não estou pronto para criar script desta natureza abaixo,
será que alguém tem alguma coisa semelhante, procurei na Net e encontrei
alguns scripts mas nada que seja como quero.

Tem 100 usuarios que tenho que criar no Linux e Samba, onde existe um
arquivo em Excell com 4 colunas sendo:

Coluna A: Nome Completo do Usuario
Coluna B: nome do login
Coluna C: senha
Coluna D: grupo

Teria que criar para cada usuario uma pasta que corresponde o nome do grupo
em /home/pasta/usuario e já direcionar o usuario para o seu grupo.

Alguém tem algo que possa ajudar?

Abraço