Re: [shell-script] Criação de log

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Criação de log
Date: Tue, 06 Dec 2011 05:57:07 -0200

> Olá MrBits,
>
> grato pela solução, vou testar assim que possível.
Tamos aí

> Mas como diria Julio Neves, isso não daria para colocar em uma só linha ? rs
>
> Usando algum caracter do tipo ; ou (  ) ?
Não sei. Daria ? Por que você não testa as possibilidades ? Tirar dúvidas por
si só é um ótimo caminho para aprendizado

> outra coisa, como faço para manipular perfis, como por um exemplo... hummm,
> deixa eu ver aqui. Bom já sei, algo do tipo
>
> rm /home/$variáveldoprofile/tmp
>
> então eu gostaria de ler todos os perfis criados no /home  e deletar arquivos
> temporários. como faço essa manipulação ? tenho
> que mandar ele ler por um exemplo o arquivo /etc/passwd por um acaso ou to
> falando besteira ?
Isso deveria ser outra thread não é ? Esse tipo de coisa é muito ruim para quem
lê listas do jeito correto, usando as mensagens de
uma thread agregadas, e é ruim para quem pergunta, porque reduz o número de
pessoas interessadas da mensagem. As pessoas pensam
"ah, é aquela thread sobre criação de log, então eu não vou ler" e você pode
acabar ficando sem soluções. Então, fica a dica. Se o
assunto é diferente, thread diferente.

Ler o /etc/passwd é um caminho, mas para isso ele é sujo. Tem "gente" lá dentro
que não tem diretórios dentro do /home. É mais
simples fazer um find no /home, ou talvez um for num ls /home/*, dependendo do
tipo da sua manipulação. A menos que você queira
manipular IDs específicos (os usuários "humanos" tem ID > 10000, mas dentro do
/home eu tenho usuarios de aplicações cujas IDs
estão entre 1000 e 9999 e não quero mexer nesses) acho que você não precisa do
/etc/passwd. Definitivamente, para o seu exemplo de
apagar temporários, voce não precisa.

Na lista há várias mensagens sobre o uso do find. A manpage dele é legal e tem
bastante documentação na internet. Pesquise, teste
e, se tiver mais dúvidas, poste por aqui.

Um abraço

- --

LLAP

.0. MrBiTs .'. - address@hidden