Separando caminho do arquivo

From: Raphael R. O.
Subject: Separando caminho do arquivo
Date: Mon, 21 Nov 2011 15:21:49 -0200

Olá pessoal,

Estou iniciando em agora em expressões regulares, e gostaria de uma ajuda
de vcs para aplicar um regex usando o shell.

Bom, eu desenvi um script que aplicar um arquivo .tar e varios servidores,
eles faz essas etapas:

1. Checa se o arquivo existe
2. Copia pros servidores na pasta /tmp
3. Pergunta se quero fazer backup da pasta que irei aplicar os arquivos
4. descompacta na pasta correta
5. Aplica as permissões corretas

Bom o que acontece é que estou passando o pacote como paramentro do script,
ou seja:

./sync_rabelo.sh pkg12122.tar

Então o pacote tem que estar na mesma pasta que o script esta rodandod...

Se coloco o caminho completo o script não funciona. Exemplo:

./sync_rabelo /home/packs/pkg2011/pkg12122.tar

Bom, pensando nisso resolvi recorrer para as expressoes regulares, comprei
o livro do Aurélio (Verde) esses dias, e lendo algumas paginas cheguei a
Seguinte expressão:

^(\/.*\/)(\b.*)

No meu caso funcionou, agora não sei é a melhor maneira de fazer isso, pois
o que eu preciso é ter o diretorio completo do pack e o nome do pack
separado para poder tratar o paramentro...

Como posso fazer isso em shell script?

Abraço
*Raphael Rabelo*
*Fone:* (11) 6105-8257