[Novato/Dúvidas] Iniciante em shell script, calculadoras...

From: enilton1sh
Subject: [Novato/Dúvidas] Iniciante em shell script, calculadoras...
Date: Wed, 09 Mar 2011 23:26:47 -0000

Oi pessoal, Me chamo Enilton e sou novato na programação shell script e no
momento só sei fazer calculadoras. @_@

Antes de tudo estava pesquisando no google calculadoras em shell script e achei
duas interessante no site "viva o linux", mais aqui irei falar somente sobre
uma, já que procuro nas duas a mesma resposta para o meu "problema".
obs: Nas minhas calc eu uso os parâmetros  "case  $opcao in ... esac", "$((
))", para realizar as funções.

Calculadora-para-eletrodomesticos : Lucas Villela Canôas
Bom aqui ele usa um método diferente do meu usando a calculadora bc, o ponto
que quero
chegar é que assim desse modo ele aceita "." e ",".

echo "scale=3; $ptnc/1000" | bc`

exemplo: echo "scale=3; 8000/1000" | bc`
> 8,000

uso: echo $((8000/1000))
>8

Tem como eu utilizar a opção "scale" junto com '$(())'?
Logo abaixo irei postar minhas calculadoras.
Obs.: Um script foi usado para "laçar" as calculadoras atráves da escolha por
opção, executando-as.
Eu poderia ter criado todos em um só script, seria muito fácil e sem graça e
com pouco aprendizado.

Google Doc's
Estudo.sh: http://va.mu/Ag2
soma.sh:   http://va.mu/Ag3