Re: [shell-script] Conta expirada

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Conta expirada
Date: Thu, 10 Feb 2011 22:16:24 -0200

Em 10 de fevereiro de 2011 15:36, Cleuson Oliveira <cleusonuff> escreveu:

> Olá , sou novo neste grupo e estou precisando desenvolver um script que
> verifique se o usuário existe no /etc/passwd e depois veja se a conta
> expirou. já fiz um pedaço, mas a parte de pegar o campo para saber se
> expirou ou não é que ainda não nasceu.
> segue abaixo a parte funcionante:
>
> #!/bin/bash
> expr `date +%s` / 86400 - 180
>
> echo Qual o nome do usuario:
> read usuario
> if grep $usuario /etc/shadow
> then
> echo usuario \'$usuario\' existe
> else
> [...]
Para verificar se o usuário existe no /etc/passw, acho que seria melhor você
fazer assim:

if grep -q "^${usuario}:" /etc/passwd; then
   echo "Existe."
else
   echo "Não existe."
fi

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não há; há apenas
interpretações'. "(Nietzsche)