Re: [shell-script] grep e sed com negação de palavra ou invés de negação

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] grep e sed com negação de palavra ou invés de negação de caracter
Date: Wed, 13 Oct 2010 14:21:56 -0300

a melhor forma de negar palavras ou sequencias mais complexas é invertendo a
logica na programa/linguagem/algoritmo.

por exemplo, se vc faz algo como

if ($conteudo .operador. /expressao/) { alguma coisa }

bastaria vc fazer

if (NOT $conteudo .operador. /expressao/) { alguma coisa }

Bom, como fazer com sed e grep?

1) grep possui a opcao -v que inverte a busca

ex: grep -v rodolfo arquivo.txt # mostra tudo o que NAO tem rodolfo

2) sed tem a opcao ! ao final da expressao

ex: sed -n '/rodolfo/!p' arquivo.txt # mesma coisa que o exemplo acima

boa sorte

2010/10/13 Vanderlei <address@hidden>

> Boa tarde pessoal.
>
> Poderiam por favor me ajudar na seguinte questão. É possível montar um
> padrão REG-EXP, onde se utilize a negação de palavra, similar a negação de
> caracter ( exemplo: *[^a-z]** )?
>
> Resultado do grep destacado em verde
>
> Comando 1) $~>echo "insert into tab1 values (10) insert into tab2
> values(20)" | grep -E 'insert.*values'
> insert into tab1 values (10) insert into tab2 values(20)
> Comando 2) $~>echo "insert into tab1 values (10) insert into tab2
> values(20)" | grep -E 'insert[^)]*values'
> insert into tab1 values (10) insert into tab2 values(20)

> [...]

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br