Re: rodar via CRON ou DAEMON?

From: Cristiano
Subject: Re: rodar via CRON ou DAEMON?
Date: Wed, 28 Jul 2010 15:43:46 -0000

--- Em address@hidden, Thiago Diniz da Silveira <thiagods.ti@...> escreveu

> Pela minha lógica ao deixar como daemon.. ele vai estar consumindo memória e
> processamento o tempo todo.
> Acho que a cron já está lá justamente para isso, só ela consome memória e
> processamento menor do que se todos os scripts estivessem rodando como um
> daemon, imagina 5 scripts rodando um sleep cada, e apenas um script só no
> caso a cron rodando um time e verificando para cada script "cadastrado" em
> sua lista a hora de rodar? aparentemente consome menos recursos,  creio eu
> que fique melhor usando a cron.

> [...]

Thiago, na realidade, a dúvida é mais conceitual que técnica.

Não sei o que o bash (ou seria o kernel) com o script quando recebe o sleep, em
termos de processador e memória.

A questão que me pôs em dúvida é o que "custa" mais para o hardware, em um
período de 24 horas. Executar via cron, de minuto em minuto, implica em rodar o
mesmo script 1.440 vezes. Há portanto, 1.440 operações de I/O (o cron tem que
acessar o disco 1.440 vezes a mais apenas para ler o código fonte, gerenciar
memória - alocando e desalocando - 1.440 vezes). Já no daemon, haveria apenas 1
operação de I/O. Já que o código é pequeno (menos de 100 linhas), pouca memória
estaria em uso e o I/O somente seria necessário quando o loop gira.

Mas minha dúvida é justamente à respeito do sleep. Qual o ônus dele para a
memória e o processador. Sai mais "barato" para as 1.440 execuções (com seus
acessos a disco e operações de memória), ou mandar o programa 'dormir' por
1.440 vezes?

Supondo que a execução dele dure 5 segundos. O que ocorre com o processador e
memória nos outros 55 em que o comando sleep está rodando?

Outra dúvida é à respeito do cron. Faz diferença para a máquina o fato de ter
uma tarefa agendada de minuto (não o custo da execução da tarefa, mas a da
verificação das tarefas à executar)?

Virou off ou ainda é shell?