Res: Res: [shell-script] Gerar Arquivo PDF

From: Germano Menezes
Subject: Res: Res: [shell-script] Gerar Arquivo PDF
Date: Sat, 5 Jun 2010 17:19:43 -0700 (PDT)

Andre Deo e a todos do grupo,

Depois de uma incansável procura pela internet, consegui um script que faz o
que estava procurando, podendo ser adaptado para diversas outras funções.
Ele utiliza  troff e Ghostscript, que não sei em outras Distro, mas na
instalação básica do CentOS já vem junto.  Bem simples, porém muito eficaz. vou
colocar o link e o script aki, caso alguem queira uilizar algum dia.

Neste modo utiliza o man para retirar a base para gerar o PDF, e o nome do
comando a ser procurado vai direto na chamda no .sh

http://snipt.net/eddye/converter-man-page-para-pdf/ (esse é o link)

Segue o script abaixo:

#!/bin/bash --norc
#
# Convertendo man pages em pdf's
#
# Sandro Marcell (address@hidden)

# Realçando saída:
Echo() { echo -e "\e[1m$*\e[m" ; }

# São necessários: Ghostscript e troff:
[[ $(which gs) ]] || { Echo "-> É necessário o Ghostscript" ; exit 1 ; }
[[ $(which troff) ]] || { Echo "-> É necessário o troff" ; exit 1 ; }

# Checando parâmetros:
[[ $# != 1 ]] && Echo "Uso: ${0##*/} [comando]" && exit 1

# Checando a existência do comando:
[[ $(which $1) ]] || { Echo "[$1] Comando inexistente." ; exit 1 ; }

# Existe man page para o comando especificado?
[[ $(whereis $1 | fgrep "man") ]] || {
   Echo "-> Não existe man page para [$1]"
exit 1
}

# Convertendo:
man -t $1 > $1.ps
gs -dQUIET -dSAFER -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=pdfwrite \
-sOutputFile=$1.pdf $1.ps

rm -f $1.ps 2> /dev/null

Echo "Arquivo pdf criado." ; exit

} || { Echo "-> Erro ao criar arquivo pdf" ; exit 1 ; }
# Fim
:) cumps,

Germano