Pegar a sexta linha após uma string

From: Roberto Alves
Subject: Pegar a sexta linha após uma string
Date: Mon, 10 May 2010 17:35:02 -0300

Pessoal,
eu to escrevendo um script aqui e me deparei com um "pobrema".

Eu tenho um arquivo com um monte de mnemônicos e cada um deles tem um valor
associado mas que está 6 linhas abaixo em uma certa posição.
Já escrevi várias outras coisas no script mas não tenho ideia de como eu
posso pegar esse valor da string que encontrei que fica lá embaixo.

Ex:

82  +--------------------------------------------------------+
83  |                          file type: PARAM,  (2,0,NIP)  |
84  +-----------------+--------------------------------------+
85  |        Label    |        Attribute Value               |
86  +-----------------+--------------------------------------+
87  | NAME            | NUMBER                               |
88  | DIM             | 1                                    |
89  | VALUE           | 4321022882                           |
90  +-----------------+--------------------------------------+

A numeração da linha é do vi.
Eu peguei a string ",NIP)" e quero pegar o valor de VALUE, ou seja, o número
4321022882, neste caso.

Sinceramente não consigo nem mostrar um exemplo do que fiz porque não tenho
ideia do que apresentar, até porque essa tabela é repetida zilhões de vezes
no arquivo e eu vou ter que pegar quantas vezes o NIP aparece, e cada um dos
seus valores.

"NIP = Network IP:  $nip encontrado(s).
4321022882
4321022445
4321022489"

E vou fazer isso para vários outros mnemônicos.
Eu já vi como pegar só os valores dos mnemônicos e os próprios mas não sei
como juntar o valor que está 6 linhas abaixo.

Agradeço sugestões.

abraços,
Roberto Alves

PS: Julio, vou ficar devendo a entrada do show porque saí da banda que
acabei de entrar.
hehehe...estrela é assim mesmo....
Ninguém aguenta. Nem eu me aguento.
Ah, mas o chopp é por minha conta junto da mesa de sinuca!