Re: [shell-script] LIVRO DE SHELL

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] LIVRO DE SHELL
Date: Fri, 26 Mar 2010 17:13:42 -0300

Fala Cleber,
*não compre estes pocket books de jeito nenhum*! Guarde sua grana para
comprar o meu outro livro ou o do Aurélio (as críticas de ambos são muito
positivas) que foram comentados na lista.

Eu disse para vc não comprar, porque eles estão de graça nos Papos de
Botequim (www.julioneves.com). A partir do 1o. fascículo da Linux Magazine,
até o 11o. escrevi um curso de shell para ser publicado e posteriormente
eles geraram estes pockets. Só que a esta altura dos acontecimentos, eu já
os havia publicado na minha página, que tem os 11 fascículos na íntegra (os
pocktes não têm) e um monte de coisa a mais que surgiu a partir do Bash 3.0.

Por falar nisso pessoal, na minha página eu publico todas as alterações que
faço no meu livro a partir da 5a edição na seção referente a "chagelogs".
Muitos leitores não sabem disso e compram cada edição nova que sai. A 8a.
edição, por exemplo, ainda não saiu - e não adianta perguntar pq não sei qdo
sairá, mas posso adiantar que já foi entregue à editora - já está lá e tem
um monte de incrementos. Já tem um bom mergulho no bash 4.0, ampliei muito o
apêndice de expressões regulares (agora inclui tb as regexps para o
BrOffice.org), scripts para o Nautilus, vetores associativos, coprocessos
(threads em shell) e muito mais. Veja só um pequeno exemplo:

Essa Expansão de Parâmetros que acabamos de ver, também pode extrair uma sub
cadeia, do fim para o principio, desde que seu segundo argumento seja
negativo.
$ echo ${TimeBom: -5}
mengo
$ echo ${TimeBom:-5}
Flamengo
$ echo ${TimeBom:(-5)}
mengo
              Existe outra Expansão de Parâmetros, que veremos
              mais tarde, que tem a sintaxe ${parm:-Valor} e por
              isso não podemos colar o hífen (-) ao dois-pontos
              (:). Como vimos podemos usar um espaço em
              branco ou até mesmo usar parênteses para separar os
              dois sinais.

Depois que vcs entenderem este exemplo, tenho certeza de 2 coisas:
- Viraram flamengistas; ;)
- Baixaram este changelog para dar uma estudada, mesmo que não tenha o
livro. Prometo que vale a pena.

Na próxima semana estarei dando um curso na 4Linux em SP. Ainda tem vaga.
Alguém se arrisca?

Abraços,
Julio
Cursos de Shell e Zenity em 2 fins de semana?
- SP turma de Shell em 29/03 - ligue (11)2125-4747;
- Floripa turma Shell 12/04 http://www.seventreinamentos.com.br;
- DF turma de Shell em 17/04 - ligue (61) 3223-3000;
- Aracaju turma de Shell em 12/05 - address@hidden;
- RJ turma de Shell em 14/06 - ligue (21)2210-6061;
- Turmas fechadas em outras cidades ligue (21)  8112-9988.