Pegar o diretório em que um arquivo está

From: Elder Marco
Subject: Pegar o diretório em que um arquivo está
Date: Sat, 12 Sep 2009 12:52:35 -0300

Caros, estou escrevendo um script que faz procura por arquivos dentro de
uma estrutura de diretórios e quando casa o padrão, eu copio esse
arquivo para um outro diretório. No entanto, eu gostaria não somente de
copiar esse arquivo, mas também criar um diretório com o mesmo nome que
o que ele está e então mover ele para esse diretório para edição.

Seria algo assim:

O arquivo: /mnt/comp/musicas/Audioslave/Musica.mp3

Então, eu iria mover o arquivo Musica.mp3 para ~/Música/Editar. Mas por
uma questão de organização, gostaria de criar o diretório
~/Músicas/Editar/Audioslave e então mover o arquivo Música.mp3 para
ele.

Bom, uma maneira que achei foi:

dirname /mnt/comp/musicas/Audioslave/Musicas.mp3 | cut -f '/' -f 5

Mas eu achei isso meio deselegante e, além do mais, o campo pode não ser
fixo. Existe uma maneira melhor de pegar o nome do diretório em que o
arquivo está?

Abs,
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não há; há apenas
interpretações'. "(Nietzsche)