Re: Shell script "recursivo"

From: César A . K . Grossmann
Subject: Re: Shell script "recursivo"
Date: Tue, 09 Jun 2009 13:35:42 -0000

--- Em address@hidden, "Julio C. Neves" <julio.neves@...> escreveu

> Fala Cesar,
> o que vc está pedindo, é muito amplo e meu tempo é pouco, portanto vou te
> dar as dicas para vc correr atrás, OK?

Não tem pressa. Se ficar pronto só na semana que vem, ou no mês que vem, não
tem problema. Eu estou estudando o assunto também, quem sabe não chego a uma
solução antes de você?

> - Sobre o CTRL+C
> Dá uma olhada no cmd
> trap

Artigo interessantíssimo.

> Desta forma teu script pai receberá o sinal 17 cada vez que um filho
> terminar;

Aí é que está. Os processos filhos ficarão rodando indefinidamente. O Wait é
mais para colocar o programa pai em espera de uma interrupção do usuário, sem
usar o "read".

> A variável $! tem o PID do último processo em background. Assim fica fácil
> montar uma lista dos processos que estão em bg e ir limpando-a à medida que
> vc for recebendo sinais 17. O que sobrar na lista vc deverá matar no trap
> qdo receber um crtl+c (sinal 2).

É mais simples, se o programa funcionar corretamente, os filhos não devem
morrer antes do pai, ou melhor, só devem morrer pelas mãos do pai (Saturno?).
Então é só montar a tal lista de processos (FIFO/FILO/STACK - dá uma pista aí
que eu sigo o resto), e depois matar eles um por um.

Abraços.