off toppic - variável $!

From: Tiago H. Pires
Subject: off toppic - variável $!
Date: Fri, 05 Jun 2009 10:47:34 -0300

Bom dia!

Pessoal,

Estava checando aquelas variáveis especiais do shell bash ($$, $! etc) e
me deparei com uma dúvida.
A variável $! mostra o PID do último processo filho executado, mas por
exemplo quando você inicia um shell novo e checa o valor dela $!,
realmente não existirá nada, mas se eu executo um ls que tem o tempo de
execução muito pequeno, e checo o valor da variável $!, ela fica em
branco ainda.
Se eu executo o comando tail em um arquivo e interrompo a sua execução
(Ctrl+c) e ai é atribuido o PID para a variável.
Queria uma explicação sobre esse caso, desde já agradeço.

Att

Tiago H. Pires
tiagonux