Re: [shell-script] Script para enviar e-mail

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Script para enviar e-mail
Date: Mon, 1 Jun 2009 13:21:23 -0300

Fala Guilherme,
repare as linha abaixo:

$ IFS=;
$ $ od -h <<< "$IFS"
0000000 000a
$ IFS=\;
$ $ od -h <<< "$IFS"
0000000 0a3b

Repare que no dump em hexadecimal (só vale o que está à direita do espaço em
branco, o esquerdo é um sequenciador), na 1a tentativa a variável ficou
vazia (0a é um <ENTER>) e na segunda recebeu 3b, que é o valor ascii do
ponto-e-virgula em hexadecimal.

Isso é pq o ponto-e-vírgula é significativo para o shell (o interpreta como
o fim de um cmd) e portanto deve ser protegido da sua interpretação.
--
Abraços,
Julio