Remover anexos de mensagem de e-mail

From: Cristiano Ferrari
Subject: Remover anexos de mensagem de e-mail
Date: Thu, 07 May 2009 21:05:04 -0000

Salve ilustres!

Galera, estou dando um "up" em um servidor de e-mail que tenho aqui, montado
por terceiros.

O cara usa o comando xfilter do maildrop para aplicar filtros nas mensagens.

Este comando faz uma espécie de pipe, pegando o conteúdo da mensagem que está
chegando e repassa, via STDIN para o aplicativo indicado no comando xfilter,
recebendo de volta o seu conteúdo através da STDOUT do programa chamado.

O programa utilizado para a filtragem pode ser um binário, um shell script, um
python script, ou seja lá o que for que conseguir ler a STDIN, processá-la e
devolver o resultado na STDOUT.

Atualmente o servidor usa um python script para aplicar uma série de filtros
nestas menagem, mas eu gostaria de substituí-lo por um shell script, que me é
mais familiar e eu acredito ser mais leve e flexível.

Para montar este script eu preciso de algo que remova determinados tipos de
anexo, filtrando pela extensão do arquivo ou MIME.

O python oferece recursos nativos para tratar de anexos de e-mail, mas o shell
não (leia-se o bash), pelo menos, até onde eu saiba.

Uma opção que eu teria seria usar o sed e filtrar o conteúdo recebido na STDIN
procurando a parte do arquivo codificada e delimitada pelos BOUNDARY defindos
no cabeçalho do e-mail. Mas isso, além de muito trabalhoso, pode falhar devido
às inúmeras situações e maneiras em que uma mensagem pode conter anexos.

Alguém saberia me indicar um programa em que eu pudesse passar a mensagem via
STDIN e que me oferecesse a opção de identificar e remover os anexos que eu
desejar?

Abraço

Cristiano