Re: [shell-script] exercicios para quem estah comecando

From: Reinaldo de Carvalho
Subject: Re: [shell-script] exercicios para quem estah comecando
Date: Thu, 7 May 2009 10:58:37 -0300

2009/5/7 Marcelo Andrade <address@hidden>:
> Olá!
>
> Pretendo montar um curso de shell de 25h para uma turma de alunos
> e gostaria de sugestões sobre exercícios, indo desde o basiquinho
> até as tarefas mais complexas para ir abordando ao longo do
> curso.
>
> A turma é bastante heterogênea, então devo começar nivelando
> por baixo, e o curso deve ser voltado para administração de
> sistemas.  Então ao final devo abordar coisas como cron, envio
> de email, backups, etc.
>
> Gostaria de dicas sobre exercícios.  Se alguém tiver sugestões que
> [...]

Exercícios bons são os interessantes, algumas sugestões:

- Converter LDIF para CSV
- Converter CSV para LDIF
- Converter MBOX para MAILDIR
- Converter MAILDIR para MBOX
- Renomer mensagens (EMLs) para formato CYRUS-MAILDIR
- Gerar um arquivo com todos os endereços de email separados por
vírgula a partir de uma base LDAP
- Converter CSV para SQL para inserção em MySQL/PostGreSQL
- Converter SQL para SQL em um banco com estrutura de tabelas
diferentes. (ex: migrar alguns campos do catálogo de endereços do
HORDE/IMP para ROUNDCUBE)

Tipicamente, conversão de dados.

--
Reinaldo de Carvalho