pedir senha do sudo

From: china
Subject: pedir senha do sudo
Date: Thu, 2 Apr 2009 14:32:50 -0300

Caros;

Estou fazendo um scriptzinho simples para montar um compartilhamento
samba. Segue colado:
------------------------------------begin----------------------------------------
#!/bin/bash
#pega usuário
username=$USER
# pega a senha
senha=`zenity --entry --title "Senha" --text "Digite a senha" --hide-text`
if [ "$senha" == "" ];
    then echo Sem senha; exit
fi
# ajusta as variaveis
servidor="//meu_servidor/pasta"
ponto="/home/$USER/ponto_de_montagem"
opcoes="username=$username,password=$senha"
#comando
sudo mount -t cifs "$servidor" "$ponto" -o $opcoes
zenity --info --text "Compartilhamento montado!!!"
exit
------------------------------end---------------------------

A variável $USER pega o usuário logado, que está executando o script,
e ele digita a senha na janelinha do zenity. Está funcionando, só que
se executado como root, exigência do comando mount.cifs. Tentei com o
sudo e resolveu, mas ele também pede a senha e não consegui fazer com
que ele aproveitasse a senha digitada pelo usuário, que é a mesma
digitada parta ser passada para o servidor autorizar a montagem do
compartilhamento. Neste caso, se o script for executado no terminal
aparece no terminal, fora da janelinha do zenity, a espera para eu
digitar a senha do sudo. Se eu já tiver usad o sudo para outra cosia
num tempo curto, ele aproveita a senha e funciona direto.
Como gostaria de criar um iconezinho na bandeja para meus usuários, o
mais "higiênico" seria que o sudo aproveitasse a senha já digitada.
Isso seria possível??? Existe outra coisa que vocês podem me
sugerir???

Não tenho autorização para liberar o sudo sem senha (mesmo que
tivesse, não gostaria de fazer isso).

Obrigado a todos!!!