não consigo expandir um texto como variavel, vindo de outro arquivo

From: LORD
Subject: não consigo expandir um texto como variavel, vindo de outro arquivo
Date: Sun, 01 Mar 2009 22:38:20 -0000

ola gente,
é o seguinte, criei um arquivo de texto, /etc/menu/portas, que contem
o seguinte texto:
----------------------------
teste1 12000 "$redelocal1"

e em um script, eu tento pegar essa linha, sendo que eu tenho no script,
uma variavel redelocal1=192.168.0.1 e tentei de varias formas fazer com
que ao ler o conteudo desse arquivo, o script substituisse $redelocal1
pelo conteudo da variavel, mas depurando eu vi que ele protege deixando
'$redelocal1'. Ja tentei usar tr para remover a aspa simples, ja tentei
encadear varios echo, printf e tantos mais, so q sempre recebo
$redelocal1 como saida.
Alguem pode me ajudar?