Re: [shell-script] Scripts e arquivo com senha

From: Christian Lyra
Subject: Re: [shell-script] Scripts e arquivo com senha
Date: Sun, 28 Dec 2008 19:05:20 -0200

oi

> É que eu tô tentando exatamente não precisar digitar a senha a todo momento,
> por isso eu queria colocá-la num arquivo TXT com segurança, isto é,
> criptografada, ou de qualquer outra forma -- para que o script pudesse
> consultá-lo toda vez que precisasse. Por isso queria saber uma forma de
> fazer o script ler o arquivo TXT criptografado, ou qualquer outra maneira de
> fazer o mesmo.

Parece que o problema é circular... para o script ler o arquivo
criptografado que contem a senha, ele vai precisar de uma senha! Se o
script puder ser executado por um usuário apenas (pode ser até um
usuário especial só para rodar o script), então vc pode colocar a
senha em um arquivo txt, e dar acesso de leitura/escrita apenas a esse
usuário (600). Se vc quiser complicar um pouquinho, coloque o arquivo
dentro de um diretorio com permissão 700 apenas para o usuário.

p.s. se for uma senha ssh, considere usar chaves sem senha.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP