Re: [shell-script] Saber se um arquivo é um arquivo texto.

From: Eri Ramos Bastos
Subject: Re: [shell-script] Saber se um arquivo é um arquivo texto.
Date: Tue, 16 Dec 2008 19:17:06 -0400

Na verdade não:

$ [ -f /bin/ls ] && echo "Arquivo regular"
$ file /bin/ls
/bin/ls: ELF 64-bit LSB executable, x86-64, version 1 (SYSV), for
GNU/Linux 2.6.8, dynamically linked (uses shared libs), stripped

Acho que o melhor é usar o comando file e testar via "grep -i ascii".

Mas o melhor mesmo é fazer uma checagem melhor no seu script para não
acontecer de tentar jogar na tela um arquivo binário. :)

[]'s
Eri Ramos Bastos