Executando comandos em "background" dentro de script

From: Rafael de Oliveira Costa
Subject: Executando comandos em "background" dentro de script
Date: Fri, 28 Nov 2008 10:09:49 -0200

Ola,

eu gostaria de executar um comando como se fosse em "background" (nao sei se
essa e a palavra certa para descrever) dentro de um script sem fazer com que
os proximos comandos do script ficassem esperando o termino de um comando.
vou dar um exemplo:

script.sh
   cmd1
   cmd2
   cmd3

eu gostaria de executar o cmd1 mas este comando vai demorar muito e eu
gostaria de executar o cmd2 e o cmd3 antes que o cmd1 termine.

outra pergunta. como posso obter dentro de um script o PID de um comando ?
utilizando o mesmo script.sh
como posso saber o PID do cmd1 ?

--
Atenciosamente
Rafael de Oliveira Costa

"The first step to getting the things you want out of life is this : decide
what you want"
Ben Stein