Leitura de Arquivo

From: Karin Klayton Schiochet
Subject: Leitura de Arquivo
Date: Wed, 15 Oct 2008 23:31:07 -0300

Senhores,

Fazendo uma rápida apresentação, meu nome é Karin Klayton, sou
Administrador de Redes e moro em Belém/Pa. Sou novo no grupo e tenho
lido bastante material a respeito de shell-script e já fiz alguns
programas bem legal em shell-script.

A minha duvida é a seguinte, estou tentando via shell-script ler uma
arquivo que é gerado de um programa em execução, e guardar linha a linha
para poder tratar os dados.

Fiz algumas coisas mais até o momento não tive sucesso.
Exemplo: arquivo.txt
ITEM    CAMPO_1 CAMPO_2 CAMPO_3
01      qwerty          aqwer           qweryt
02      qwerty1         qwerr           qerttyd
03      qwerty3         qewrtr          qetroip
04      qwerty4         qetrt           qçlkwteç

FIM DO ARQUIVO

ITEM CAMPO_1    CAMPO_2  CAMPO_3
01      qwerty          aqwer           qweryt
02      qwerty1         qwerr           qerttyd
03      qwerty3         qewrtr          qetroip
04      qwerty4         qetrt           qçlkwteç

O que testei até o momento:

VAR="FIM DO ARQUIVO"
while read linha;
do
        if ! [ $linha = $VAR ]
                echo $linha
        fi
done < arquivo.txt

Tentei algumas variantes seguindo esta linha do if tentando comparar com
a var que será constante mais não consegui.

Agradeço qualquer informação mesmo que seja indicando material para
estudar.

Um grande abraço a todos,

--
Karin Klayton Schiochet