Re: [shell-script] Ajuda com criação de script

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Ajuda com criação de script
Date: Mon, 25 Aug 2008 15:28:13 -0300

Fala Eri,
no case vc pode usar todos os metacaracteres de expansão de arquivos, isto
é, os mesmos do cmd ls e pode tb usar uma barra vertical como 'ou'.

case $Hora in
0[0-9]|1[01] echo bom dia;;

Assim estou testando se a hora está compreendida entre 00 e 09 'ou' 10, 11.

Vc poderia tb ter usado o test de uma das formas abaixo:

[[ $DIA == 0[0-9] ]] && SEMANA=0
[[ $DIA == 0* ]] && SEMANA=0
[[ $DIA == 0? ]] && SEMANA=0

ou ainda, a partir do bash 3.17 (se não me engano), usando expressões
regulares:

[[ $DIA =~ ^0[0-9]$ ]] && SEMANA=0
[[ $DIA =~ ^0.$ ]] && SEMANA=0

Veja mais detalhes em: