Criar script para instalar dependencias de pacotes RPM

From: NoComments
Subject: Criar script para instalar dependencias de pacotes RPM
Date: Sat, 2 Aug 2008 08:42:42 -0300

Pessoal, estou com uma grande dificuldade de instalar dependências de
pacotes RPM, quando é apenas 1 ou 2 fica fácil, mas quando isto
aumenta para 30... 40 já fica muito cansativo e sem controle!
Pensando nisto, estou estudando uma lógica para criar um script para
automatizar esta tarefa! Me ajudem se puderem!

Pré requisitos:

Todos os pacotes do RedHat concentrados em um determinado caminho. No
meu caso usei /mnt/install
Muita paciência (pelo menos antes do script funcionar)

Funcionamento Atual:

Suponha que preciso instalar o pacote aa.rpm e ele pede as depedências
b1.rpm e b2.rpm. Ao tentar instalar o b1.rpm (dependência para
instalar o aa.rpm) ele me pede para instalar outras depedências só que
desta vez para o pacote b1.rpm. Bem, não vou me extender muito aqui,
quem usa linux e trabalha com pacotes RPM sabe muito bem o que é isto.

Premissas:

Não posso usar debian ou qualquer outro SO para resolver estas
dependências autoticamente.
O RH em questão não tem acesso à Internet e nem interface gráfica
instala (não posso usar os aplicativos graficos que me auxiliariam
nesta tarefa)
Tenho até segunda para resolver isto hehehe

Lógica:

Pensei em um script fazendo a seguinte maneira:

./script gnome-libs....rpm

Ao ele tentar instalar ele vai se deparar ou não com uma porrada de
deps... então ele faz um while ou for em cima de cada dep e tenta
instalar elas, caso elas tenham dep ele vai jogando tudo em um laço
até chegar na instalacao... feito isto ele tem que vir subindo, ou
seja, instalando aqueles pacotes que dependiam dos outros para serem
instalados.

Não sei se consegui me expressar bem, mas logicamente seria algo assim:

instala pacote gnome-libs
encontra deps para instalar a gnome libs
tenta instalar deps encontradas
instala deps encontradas
instala gnome-libs

Conseguiram entender ?

Desculpem o tamanho da pergunta, mas não gostaria de deixar dúvidas do
que desejo.

Obrigado!

Michael