Cortar caractere de maior valor (ultimo da faixa vertical da saida do so

From: Felipe
Subject: Cortar caractere de maior valor (ultimo da faixa vertical da saida do sort)
Date: Sat, 19 Jul 2008 14:39:35 -0000

Olá pessoal tenho uma lista aqui da seguinte forma:

Pois bem, essa é a saida de um sort, essa lista na verdade nao e
constante não, tá variando sempre, e ela também utiliza numeros, bom,
sendo o 'e' numericamente no alfabeto de maior valor eu queria
classifica-lo , mas nao utilizando o "grep" e sim se aproveitando da
maneira em que o comando sort trabalha, com o sort somente, irei por
em ordem, o caractere de maior valor (numerico ou alfabetico) ficara
sempre no final (veja o 'e'), eu queria corta-lo, e mostralo na tela,
se eu utilizasse grep, seria somente para valores constantes, mas como
a lista varia, o grep e inviavel pra classificar sempre o maior valor
( creio eu ). Poderia cortar até mesmo a primeira linha que no caso e
a que iria aparecer o maior caractere caso eu utilizasse o sort -r,
mas quanto a isso tanto faz, pois daria no mesmo.

Então, alguem poderia ajudar a cortar o ultimo caractere dessa lista,
que no caso é o maior valor (sempre) ao menos que utilize o parametro
-r do sort, e enviar na saida da tela com um echo, por exemplo ?