Exibir detalhe de arquivo?

From: cobydf
Subject: Exibir detalhe de arquivo?
Date: Sat, 19 Jul 2008 03:14:44 -0000

Boa noite a todos!
Estou desenvolvendo um programa para meu projeto de conclusão de
curso, onde em uma determinada parte deste programa ele tem que
"executar", um comando que leia os arquivos da pasta "X" e retorne o
total de arquivo encontrados, o tamanho total e a quantidade de
paginas de cada arquivo algo do tipo:
"
arquivo0.x xxxx kb xxx page(s)
arquivo1.x yyyy mb yyy page(s)
arquivo2.x iiiiiii kb iiii page(s)
Total
3 arquivos .x zzz mb  zzzz pages dentro do diretório /teste/teste"

Gostaria de saber como exibir a quantidade de paginas existentes em um
arquivo.

Exemplo:

imagens.TIFF  256 Kb 46 pages.<<<----

Desde de já obrigado.