Determinar o tipo MIME do arquivo

From: Cristiano Ferrari
Subject: Determinar o tipo MIME do arquivo
Date: Fri, 18 Jul 2008 12:34:33 -0000

Salve ilustres.

Preciso determinar o tipo MIME de um arquivo dentro de um script.

Se eu tivesse um ambiente gráfico em meu servidor, eu poderia usar o
comando gnomevfs-info. Mas como não possuo, não consegui encontrar um
programa que faça.

Achei algumas bibliotecas em C que possuem esta funcionalidade, mas
está além dos meus domínios.

Alguem conhece algum aplicativo que não dependa de ambiente gráfico
para me retornar o MIME type de um arquivo?

Abraço

Cristiano