Re: [shell-script] Mensagem gráfica através do shell

From: Alexandre
Subject: Re: [shell-script] Mensagem gráfica através do shell
Date: Thu, 17 Jul 2008 11:56:00 -0300

Quanto ao Xdialog me atendeu , só que não consegui ainda controle do tamanho da fonte . Preciso de fonte grande para enxergar de longe da maquina . Estou pesquisando a documentação para ver ser consigo aumenta-la . Quanto ao libnotify , uso Slackware e ele está sem Gnome . Vou tentar instalar as dependências na unha , mas a ultima vez que tentei desisti . Instalei mais de 50 dependências e não cheguei onde queria ... E tive pesadelos com o Dropline ...
Grato pelas sugestões , se alguém tiver mais alguma ...

Leandro Santiago escreveu:

vc pode utilizar a libnotify, q também pode ser chamada via shell pelo
comando notify-send.
para isso vc deve definir no seu script a variável DISPLAY com a
identificação do servidor X em questão. ex:

export DISPLAY=:0.0

Em seguida uma chamada de notificação:
notify-send "uma notificação do sistema" --icon /usr/share/pixmaps/icone.png
--urgency critical

aí a mensagem aparecerá na tela como qualqueo outra mensagem do sistema,
como aquelas de atualização, etc.

por exemplo, um script q mostra na tela a música em execução pelo amarok:

#!/bin/bash
export DISPLAY=:0:0
musicaatual=$(dcop amarok player nowPlaying)
notify-send "Executado $musicaatual" -i /path/para/o/arquivo/de/icone.png

Faça ligações para outros computadores com o novo Yahoo! Messenger http://br.beta.messenger.yahoo.com/