Re: Res: [shell-script] Diff entre dois arquivos .tar.gz

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: Res: [shell-script] Diff entre dois arquivos .tar.gz
Date: Fri, 11 Jul 2008 17:48:50 -0300

Vc vai ter q ter alguma forma de atualização.

Por exemplo, na cron dessa galera eles podem pegar os pacotes mais
recentes das tuas aplicações.

Alguem teria q colocar esse script na cron deles, mas é menos ruim do
que mandar 543345345345 tar.gz's da vida e esperar que alguem
descompacte no lugar certo.

A facilidade de fazer as coisas é uma faca de dois gumes: facilidade
demais pode induzir a falhas de segurança ou então causar desastres se
não for feito com atenção.

Te dou um exemplo:

tenho uma aplicação que acessa uma API REST e pega uma série de
configurações de lá. Uma dessas configurações é em uma rotina de
expurgo de conteudo datado, que roda uma vez por hora. Ai, eu pego a
resposta da API e parseio, pegando um diretorio para expurgar.

seria algo como

rm -rf $BASEDIR/$DIR_TO_EXPURGE

Ai eu descobri que, quando a API está fora do ar, $DIR_TO_EXPURGE
estava vazio (obviamente pq quem fez no começo não pensou nessa
possibilidade, tsc). Ai todo o diretorio base era apagado. Ah sim,
descobri da pior forma possivel.

Faltar uma informação é algo corriqueiro e pode dar muito problema se
não for feito com atenção. Melhor minimizar a interferência de
usuarios destreinados e só deixar que ele faça coisas 100% seguras e à
prova de gente sem noção (o que é uma arte, acredite).

Boa sorte.

Tiago

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

http://peczenyj.blogspot.com/
"what does not kill us makes us stronger"