Re: [shell-script] Organizar nomes

From: Guilherme Gall
Subject: Re: [shell-script] Organizar nomes
Date: Wed, 9 Jul 2008 23:16:59 -0300

2008/7/9 Flamarion Jorge <address@hidden>:
> Bacana mas seria legal eu saber o que exatamente isso faz heheheheh

O comando s do sed é igual a esse do rename. Uma boa literatura sobre
isso são os primeiros tópicos da página
http://www.grymoire.com/Unix/Sed.html. Destaque para o tópico que fala
sobre retrovisores ("Using \1 to keep part of the pattern"). No
comando que te passei o retrovisor era '$1' e não '\1', mas o
funcionamento é o mesmo.

O resto é regex. Um bom ponto de partida sobre o assunto é
http://aurelio.net/er/

> O caminho que eu tava seguinto tava errado?

No comando que você mandou na primeira mensagem, o que você estava
fazendo era filtrar a listagem de arquivos do diretório apenas. Para
renomear os arquivos sem o uso do rename, poderia ser usado o seguinte
loop sobre os arquivos do diretório:

for i in *; do
    novonome=$(sed -r 's/[a-z]* [0-9]{2} - (.*)/\1/' <<< $i);
    mv "$i" "$novonome"
done

Um ótimo material sobre shell para iniciantes pode ser encontrado em
http://twiki.softwarelivre.org/TWikiBar/WebHome
O tópico sobre o 'for' está em
http://twiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo005

Bom, os links estão aí, agora é com você

Espero ter ajudado,

Guilherme Gall