Como comparar um novo arquivo

From: Rafael Nery
Subject: Como comparar um novo arquivo
Date: Wed, 4 Jun 2008 10:55:41 -0300

Olá!
Preciso criar um script para comparar a data do arquivo e se ele for mais
novo enviar um email.
São 2 arquivos:
linux1 e linux2
Só não estou conseguindo achar um meio de fazer isso com o if.
Alguém te alguma solução para a condição if?
Eu fiz um que compara 1 dia atrás  e vários arq.:

#!/bin/bash

SENDER=origem@...
EMAIL=destino@...
VAR=`(date -d "1 days ago" +%Y%m%d)`
cd /backup
for ARQ in `ls *.tgz`
do
    ARQ=`echo $ARQ | cut -f1 -d'.'`
    if  [ "$VAR" -lt "$ARQ" ]
    then
        /usr/sbin/sendmail -f$SENDER $EMAIL <<EOF
from: arquivos de backup <$SENDER>
To: $MAIL
Subject:  Arquvivos de backup
Existe arquivos com data anterior a 1 dias

EOF

    else
        echo "Não existe arquivos com data anterior a 1 dias."
    fi
done