Re: [shell-script] Procurar Maiusculas

From: Bruno Gunter Fricke
Subject: Re: [shell-script] Procurar Maiusculas
Date: Tue, 3 Jun 2008 23:38:18 -0300

Lendo minha solução anterior, percebo que não rola justamente pelo que o
Guilherme falou. Mas como ele esqueceu de mostrar mais um caso, uma frase que
inicie com uma sigla, a ER dele resolve também. Explicações abaixo.

Meu arquivo:

$ cat projeto.txt
uma frase sem nenhuma linha maiúscula
Uma frase contendo uma SIGLA qualquer
OErro de digitação citado pelo camarada Guilherme
Uma frase sem sigla nenhuma!
O Asdrubal é um nome próprio, porque tem espaço!
MS é uma sigla de duas letras no início... E agora?

Retornando tudo que tem letra maiúscula:

$ grep -E "[A-Z]" projeto.txt
[...]

Não queremos frases que iniciem com letras maiúsculas, o erro de digitação e o
artigo no início de frase seguido de um nome próprio. Então:
$ grep -E "[A-Z]{2}" projeto.txt
Uma frase contendo uma SIGLA qualquer
OErro de digitação citado pelo camarada Guilherme
MS é uma sigla de duas letras no início... E agora?

Mas veio o erro de digitação... Portanto, vamos colocar um espaço após o que
definimos o que é uma sigla... Aí acho que resolve tudo:

$ grep -E "[A-Z]{2} " projeto.txt
Uma frase contendo uma SIGLA qualquer
MS é uma sigla de duas letras no início... E agora?

Se esqueci alguma ocorrência de um falso psoitivo, avise.