Re: [shell-script] Pegar usuários bloqueados

From: César Vianna
Subject: Re: [shell-script] Pegar usuários bloqueados
Date: Tue, 3 Jun 2008 11:46:40 -0300

Thiago, o ideal é sempre colocar a tua tentativa para que possamos entender
melhor o que estas fazendo. Se está procurando ajuda, claro que tua
tentativa não deu certo. Mas, pra isso que serve a lista.

Vê se isso ajuda:

grep ':!' /etc/shadow

2008/6/3 Thiago Rodines <address@hidden>:

>   Na verdade eu não tenho nada pronto ainda... eu fiz algumas tentativas
> mas
> não obtive sucesso.
>
> O funcionamento é o seguinte:
>
> assim que um usuário é bloqueado, o caracter ! é adicionado no arquivo
> /etc/shadow, conforme abaixo (em negrito):
> usuario:*!*$1$g4lfVLhW$5SChIADmVKkuoLQ20u9cm1:13600:0:99999:7:::
>
> Ou seja, se conseguirmos ler todas as linhas do arquivo /etc/shadow e, nas
> linhas que possuirem ! depois do :, conseguimos pegar todos os usuários
> bloqueados.
>
> abraços

> [...]

César Vianna
[ -n $ser ] || [ ! -n $ser ] && echo eis a questão