Re: [shell-script] Construir arquivo dinamicamente

From: Humberto Xis
Subject: Re: [shell-script] Construir arquivo dinamicamente
Date: Mon, 5 May 2008 16:59:33 -0300

2008/5/3 xiss_break <address@hidden>:

> [...]
>
> Preciso inserir essas linhas em um arquivo seguindo o seguinte formato:
>

> # Cliente: EU
> iptables -A wireless -s 100.100.100.2 -m mac \
>  --mac-source 00:00:00:00:00:00 -j RETURN
>
> Mas a cada novo conjunto dessas 3 linhas devem serem inseridas após a
> linha de n° 14, para isso estou tentando usar o comando:
>
> sed -e '15i\' -e 'as linhas' arquivo
>
> Daí que surge o problema, na construção do comando estou fazendo assim:
>
> sed -e '15i\' -e "${CLIENTE} \niptables -A wireless -s ${IP} -m mac \\
> \n  --mac-source 00:00:00:00:00:00 -j RETURN" arquivo

Nesse comando acima, você quebrou a linha do comando. Para isso é necessário
usar uma contrabarra.

Para imprimir uma contrabarra, é necessário digitar duas contrabarras.

No \n há mais uma contrabarra, então você precisa de 4 contrabarras.

Somando, dá três contrabarras, só isso. Se você não quebrar a linha, fica
assim:
sed -e '15i\' -e "${CLIENTE} \niptables -A wireless -s ${IP} -m mac \\\n
 --mac-source 00:00:00:00:00:00 -j RETURN" arquivo

São três contrabarras, duas para imprimir uma contrabarra e mais uma do \n.

Espero que tenha entendido.

> O resultado sai perfeito, mas não estou consguindo fazer a barra
> invertida após a palavra mac, ser impressa ela simplemente não aparece
> na linha de comando. Se alguém puder me explicar o motivo.
>

> Grato.

Humberto Xis
address@hidden
http://xisberto.blogspot.com