Re: [shell-script] OFF: Criar pacotes .deb para shell scripts

From: Leandro Santiago da Silva
Subject: Re: [shell-script] OFF: Criar pacotes .deb para shell scripts
Date: Wed, 27 Feb 2008 23:48:11 -0300

Embora eu ache - e os moderadores também acharão - que que a pergunta vai fugir do escopo da lista e inclusive eu serei moderado, você pode criar um pacote deb de várias formas.

Uma dela é a manual.
Para isso você tem que saber o que é um pacote .deb.
É nada mais que um arquivo .ar renomeado, que tem os seguintes arquivos dentro: data.tar.gz :=> a árvore de diretórios e arquivos do pacote opt/{bin,lib,doc,share,etc} control.tar.gz :=> arquivo que contém informações sobre o pacote, tais como scripts de instalação, etc.
debian-binary :=> não tenho a mínima idéia do que é ;-)

Uma dica é você estudar um pacote qualquer, descompactando-o:
$ ar xv pacote.deb
x - debian-binary
x - control.tar.gz
x - data.tar.gz
$ _

Onde o principal arquivo a ser analisado é o control.tar.gz.
Daí, para criar um pacote manualmente, faça o processo contrário ;-)
Não posso te dizer ao certo se funciona, já que não tenho nenhuma distro que utilize este sistema de pacotes aqui para testar. Mas verifique aí se funciona.

Ah, e um script que automatizasse faria as leituras das informações do pacote, filtraria ou converteria para a sintaxe dos arquivos de configuração do pacote, e em seguida, compactaria os devidos arquivos data.tar.gz e control.tar.gz, adicionando estes arquivos num arquivo .ar.

Para criar um pacote de forma automatizada, utilize o checkinstall, que se baseia num arquivo Makefile (não tão complicado de criar) para criar um pacote.

No mais, boa sorte.