selecionar parte final de uma linha após delimitador

From: address@hidden
Subject: selecionar parte final de uma linha após delimitador
Date: Sun, 17 Feb 2008 13:03:30 -0300

Olá pessoal,

Sou inicante no shell, e estou precisando de uma pequena ajuda dos colegas.

Preciso separar a última parte de uma linha.
Tipo, uma linha de exemplo seria:

http://www.site.com.br/controle/interno/14_02_2008_15_44.avi

outra linha de exemplo seria

http://www.site.com.br/controle/interno/patio/deposito/03_01_2008_21_18.avi

(o nome do arquivo varia sempre, e
quantidade de delimitadores "/" também, o que não varia nunca
é que o campo de interesse é sempre a parte final, ou seja, tudo depois do último "/" ).

Inicialmente, tentei usar o cut, com o seguinte comando:

NOME=http://www.site.com.br/controle/interno/arquivo.avi
echo $NOME | cut -f6 -d/

mas como a quantidade de delimitadores "/" pode variar, o cut não funcionaria corretamente,
já que o cut conta partindo do início da linha.

Se eu tivesse como usar o cut ao contrário, ou seja, contando do final da linha até o início, seria bem simples, pq o meu campo de interesse é, obrigatóriamente, sempre o último.

Agradeço muito mesmo, qualquer ajuda ou dica.

Obrigado

Emmanuel Abadala
Anápolis - Go