Re: 1/2 OFF TOPIC Embaralhar sequência de números

From: Cristiano Ferrari
Subject: Re: 1/2 OFF TOPIC Embaralhar sequência de números
Date: Thu, 14 Feb 2008 10:01:46 -0000

--- Em address@hidden, "mop"
<mop2bky4mz5tyjwa8ersp7hrg5u9qn@...> escreveu

> Eu achei 1 ON (0 OFF)!
>
> Parece uma daquelas  "tarefinhas para casa"...
> Ôoobaaaa, acho que vou fazer; mas não sei explicar. ;)
>
> (...)
>

> Caso seja algo sério:
> - o código acima usa apenas o shell bash, sem arquivos
> - é bem lento e pode estar bugado
> - não garanto nada, nem a randomicidade
> - com a regra da "diferença limite" ela já está quebrada
> - essa restrição impede a realização do que foi pedido
> - usei o valor modular da diferença só para...
>

> Não foi tão divertido, parece apenas uma "pegadinha numérica". :(

Salve mop...

Então, não é pegadinha numérica, nem tarefa de casa. É necessidade
real mesmo.

Deixa eu explicar o problema. Adquirimos uma nova central telefônica
que permite o cadastrado de um PIN para o usuário, para que ele fique
liberado das restrições de acesso (ligação interurbana, celular, etc),
que lhes será cobrado como uso particular.

O PIN é de 4 dígitos, mas quero usar um deles para categorizar os
usuários.

Me sobram 3 dígitos, os 999 números da sequência, logo um esperto
começa testar o número anterior e posterior ao seu para ver o bloqueio
é liberado e o uso é debitado na conta de outro.

Por isso, eu calculei que 7 números de distância mínima entre um e
outro seria um intervalo razoável, considerando que o cara tende a
testar 2 ou 3 número para cima ou para baixo do seu, +/- em sequência.

A aleatoriedade na ordem serve apenas para evitar que se deduza uma
progressão, caso um orelhudo divulgue a outro o seu código.

Será que a gente consegue um código definitivo e depurado?

Se eu atribuir