Re: [shell-script] Ocultar senha de sqlplus para comandos ps

From: Fábio
Subject: Re: [shell-script] Ocultar senha de sqlplus para comandos ps
Date: Sat, 19 Jan 2008 13:16:08 -0200

knsoares wrote:

Ola pessoal,

Preciso ocultar algumas senhas durante a execução de um processo batch,
gostaria de uma ajuda para isso. Vou detalhar melhor o caso.

trecho de script

LOG_DATE=$(date "+%Y%m%d%H%M%S")
DIR_PATH='/home/unix/marretas/sql'
{
sqlplus -s usuario/senha@oipmsprd @$DIR_PATH/query.sql

} >> ../logs/limpeza$LOG_DATE.txt

Quando este script é executado a senha ficará exposta caso o usuário de
um comando no prompt tal como: ps -ef|grep sqlplus era detalhar no
prompt o usuario e a senha..Eu preciso é saber se há como eu ocultar
esta senha caso o usuario venha digitar algum comando ps..
Ps: Eu já utilizo um metodo getsenha, porém mesmo ele buscando a senha
em um arquivo a senha é exposta.

Alguem poderia me ajudar?

Desde já agradeço.

Caso nao tenha como usar senha encriptada, aconselho o uso do grsecurity no kernel, ele esconde os processos do usuario comum, deixando apenas que ele veja os proprios processos.

http://www.grsecurity.net/

Fábio Gomes dos Santos