Recortar endereço de e-mail de dentro do Maildir

From: Ricardo
Subject: Recortar endereço de e-mail de dentro do Maildir
Date: Thu, 08 Nov 2007 17:21:37 -0000

Galera, estou com um probleminha que meus conhecimentos em shell não
estão conseguindo solucionar.

Tenho que retirar de uma mail-box o endereço de e-mail que fica na
linha From: desse arquivo. Dando um 'grep "^From: " arq', ele me
retorna a linha inteira, que pode ser um dos dois padrões a seguir:

From: "Fulano da Silva" <address@hidden>

ou

From: <address@hidden>

Minha dificuldade está em tirar somente o endereço de e-mail dessa
linha, pq preciso guarda-la em uma variável e adiciona-la como parte
do nome de um arquivo.

Alguma luz??????

Obrigadão....